página anterior

    Krassen 5    Philipp Sacken    Escola Ätsch    PVS "St. Franziskus"

Krassen 5

"Eu penso que esse projeto é muito bom para os jovens e crianças que tem interesse pela música e pela percussão. Eu conheço Sheik Silva e o trabalho musical que ele vem fazendo com crianças e eu espero que mais crianças de Viena tenham a mesma oportunidade de aprender música com ele."
Alexandra Magalhaes Zeiner (MSc)
VisionQuest Environmental Coordinator

"Foi uma tarde de sábado muito emocionante. Nós esperávamos empolgados pela apresentação. Tanto Sheik como as crianças e também o público estavam ansiosos e a cada segundo iam chegando mais pessoas do que cadeiras existentes. E então começaram a tocar.... Primeiro tocando baixinho e com cuidado: Iwan ao violão, com o nervosismo dos artistas quando vão entrar em cena, quase se escondia atrás do instrumento executando um solo. A segunda música reuniu todo o grupo e eles (Krassen 5 ) tocaram uma peça de percussão altamente complexa mas sobretudo com uma afinação e sincronização conjunta impressionantes. Depois de uma pausa na qual nós saboreamos as deliciosas comidas e doces brasileiros seguiu-se uma peça em que Oskar tocava violão e os outros componentes do Krassen 5 acompanhavam na percussão. Aqui as crianças também mostraram o entrosamento do grupo. Sem perceber nós estávamos viajando profundamente na música executada. Infelizmente nos foi concedido somente mais uma música. O que a gente queria era ficar horas e horas ouvindo o Sheik e o Krasen 5. Eu penso que eu escrevo em nome da maioria das pessoas ali presente quando eu digo que gostaria de assistir a mais concertos. Foi maravilhoso poder ver com que vontade e amor eles tocaram e que seriedade e alegria eles tinham naquilo que eles faziam."
Barbara Eppensteiner
Pedagoga de Multímidia no "wienXtra-medienzentrum"

"Como pedagoga eu desfrutei uma noite emocionante. Sentia também uma total e especial alegria ao perceber o que os colegas pedagogos poderiam fazer para o trabalho e para o entendimento da música, ou seja, experimentar, ensinar como uma brincadeira e deixar o sentimento fluir de um jeito que mais tarde o apredizado pudesse ser assimilado melhor pela mente. As crianças podiam manter com facilidade os diferentes rítmos enquanto seu professor executava os mais complicados solos. As crianças também criaram seus próprios rítmos e suas próprias melodias acompanhadas por violão e percussão. Se podia notar que as crianças gostavam do seu professor e que ele as estimulava e encorajava para uma consciência de trabalho em grupo."
Claudia Gosewinkel de Márquez
Pedagoga de música da "Escola de Música de Ernstbrunn" e "Escola de Música de Hollabrunn" - Áustria

"Eu fiquei perplexo com a apresentação do Krassen 5. Sobretudo me impressionou a execução musical das crianças em grupo. Achei bonito também a apresentação individual das crianças e cada uma delas mostrando sua própria criatividade. Elas mostraram como elas se sentiam bem e como era bom para elas poder se expresssar através da música. Ensinar para crianças o idioma da música já e uma obra maravilhosa. O show foi genial. A energia que existia confirmava isso e eu realmente tinha vontade de dançar. O rítmo tinha assumido o comando das minhas pernas e eu não podia me controlar. Eu gostaria de encerrar com uma crítica: faltou o Bis. Desejo muita sorte no futuro do grupo e eu espero brevemente poder desfrutar de outro concerto do Krassen 5."
Gerhard Kalt
Estudante da "BOKU - Universidade de Viena"

"O concerto do Krassen 5 foi em todos os aspectos um acontecimnto cheio de sucesso: uma tarde cheia de rítmos, música, boa comida e "brincadeira". Tipicamente brasileira. O Krassen 5 sob a direção de Sheik Silva mostrou que não é preciso nascer no Brasil para tocar rítmos brasileiros O espectro musical alcançou desde rítmos na percussão até blues. O dinheiro da entrada do concerto que foi revertida em benefício de crianças brasileira fêz daquela tarde um enriquecimento para todos. Eu desejo para o Krassen 5 uma boa sorte para o futuro."
Markus Gasser
Diretor da "Meta01 Wien" - Agentur und Schule für Internet und Multimedia

"O que mais me impressionou foi com que simplicidade se pode construir rítmos cheio de efeitos e expressividade. As variedades de melodias rítmicas contidas nas peças apresentadas provava que nenhum detalhes tinha sido decorado mas sim que existia alternação, improvisação, espontaneidade e que a música era executada com muita alegria. Qualquer palavra é pouco para expressar a maravilha deste concerto: Sheik e o Krassen 5 falam por si mesmo. Agradeço a voces por eu ter assistido esse concerto."
Sigrid Stroh
Estudante universitária

Philipp Sacken     inicio da página

Ätsch Schule     inicio da página

PVS "St. Franziskus"     inicio da página

"As crianças participaram de dois cursos de percussão com Sheik Silva: no segundo semestre do segundo ano primário e no primeiro semestre do terceiro ano primário. Depois do primeiro curso as crianças mostraram não somente interessse pela percussão mas também fazia-se notar nelas uma série de pontos positivos como:

  • Progressiva capacidade de concentração
  • Estímulo para o movimento corporal
  • Senso do perseverança
  • Aumento de sensibidade na percepção rítmica
  • Desenvolvimento auditivo e de trabalho em grupo
  • Aumento na capacidade de reação
  • Aprimoramento da motricidade: idioma e coordenação motora
  • Desenvolvimento de expressão corporal e facial.
Durante alguns meses foi realizado o terceiro projeto de percussão o qual trouxe um resultado dos mais refinados: o aprendizado e a capacidade de assimilação se tornou mais perceptível. As crianças sempre irão lembrar estas emoções e esses acontecimentos e levarão essas imagens positivas dentro da vida delas onde quer que elas estejam."
Maria Magdalena Oswald
Professora de primeiro gráu


 inicio da página
 página anterior